Mapas - Linhas imaginárias
Existem linhas imaginárias que, traçadas sobre o globo ou sobre os mapas, permitem localizar os lugares à superfície da Terra.
Como foram encontradas essas linhas?
A terra roda sobre si própria, executando o movimento de rotação como se girasse à volta de um eixo terrestre - linha imaginária que passa pelo centro da Terra, unindo o Pólo Norte e o Pólo Sul.
Podes também imaginar o equador - círculo perpendicular ao eixo terrestre que divide a Terra em duas partes iguais: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
Existem ainda outras linhas imaginárias: - os meridianos - círculos perpendiculares ao equador que passam pelo centro da Terra e a dividem em duas partes iguais; - os paralelos - círculos menores, paralelos ao equador, que dividem a Terra em duas partes desiguais.

Mapas - Elementos para ler um mapa
Para poderes utilizar um mapa, precisas de conhecer os elementos que permitem interpretar a sua linguagem.
Esses elementos são:
- Título: identifica o que está representado. Nos livros, o título do mapa, geralmente, encontra-se na legenda da figura.
- Legenda: informa sobre o significado das cores e dos símbolos: pontos, linhas, figuras, etc. Por vezes, essa informação encontra-se no próprio mapa, dispensando legenda.
Orientação: indica a direção do norte, através de uma pequena seta ou DA rosa-dos-ventos.
- Escala: indica quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa ou planta (mapa que representa um espaço de menor dimensão). Na planta que vês na imagem, a escola foi reduzida 2000 vezes.
A escala pode ser apresentada de duas formas:
Numérica (ex. 1:2000) - significa que cada centímetro no mapa representa 2000 centímetros na realidade.
Gráfica (ex. |0______20m|) - significa que cada espaço igual ao segmento de recta, no mapa, corresponde a 20 metros na realidade.
A rosa-dos-ventos aponta o rumo dos:- Pontos cardeais - Norte (N); Sul (S); Este (E); Oeste (O) - Pontos colaterais - Nordeste (NE); Noroeste (NO); Sudeste (SE); Sudoeste (SO)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário