História
e Geografia de Portugal 6ºano
Guia de estudo – Portugal na 2ª
metade do séc. XIX
A vida no campo e nas grandes cidades
I
GRUPO – A VIDA NOS CAMPOS NA 2ª METADE DO SÉCULO XIX
Responde às seguintes perguntas que
dizem respeito à vida quotidiana no campo, na segunda metade do século
XIX:
1. Diz três atividades económicas a que
se dedicavam os camponeses.
2. Indica quatro medidas tomadas pelos
governos liberais para melhorar e desenvolver a agricultura.
3. Como eram as habitações dos
camponeses?
4. Descreve o vestuário do povo.
5. Descreve a alimentação dos
camponeses no dia-a-dia.
7. Além
de carne e peixe o que comiam em dias de festa?
8. Explica
de que forma o povo se divertia.
Responde
de seguida às seguintes perguntas sobre a vida quotidiana na cidade na
segunda metade do século XIX.
IIGRUPO
– A VIDA NOS CAMPOS NA 2ª METADE DO SÉCULO XIX
1. Refere
três cargos ou profissões que burgueses e classes populares desempenhavam respetivamente:
Ø
Burgueses:
Ø
Classes
populares:
2. Diz
como eram as habitações dos mais ricos e as dos mais pobres.
Ø
Burgueses:
Ø
Classes
populares:
3. Descreve
a alimentação dos habitantes pobres das cidades.
4. Refere
dois alimentos dos habitantes mais ricos das cidades.
5. Como se divertiam as pessoas da cidade (burgueses e
classes populares)?
6. Diz
três características do vestuário dos burgueses.
Ø
Senhoras
Ø
Homens
7. Qual
é o novo grupo social que surge na 2ª metade do século XIX, com a
industrialização.
a)
Explica
o seu significado.
8. Distingue
indústria manufatureira de indústria mecanizada.
9. Identifica
o meio de transporte utilizado pelas pessoas no início do século XIX, que tanto
transportava pessoas como mercadorias.
1O. Refere
qual foi o meio de transporte mais importante do século XIX.
11. Qual
era a energia utilizada por este meio de transporte?
12. Indica
dois meios de transporte bastante utilizados pelas pessoas das cidades.
13. Indica
dois meios de comunicação do século XIX.
14. Qual
foram os materiais mais utilizados no século XIX, ao nível das construções
públicas?
15. Nomeia
dois direitos humanos ao nível da defesa do ser humano.
A professora, Ana Raquel Vaz
Muito útil este blog, o melhor que eu já vi.Os meus sinséros parabéns por este belo trabalho.Muitos parabéns! Ajudou-me imenso para estudar para o meu teste, muito obrigado!
ResponderEliminarMuito obrigada!
ResponderEliminarUm beijinho da professora, Ana Raquel
:)
E... qualquer dúvida diz...
gostei!!! muito util podem continuar os meus parabens...
ResponderEliminarmas antes de mais um muito obrigado ajudou imenso no teste!!