domingo, 1 de dezembro de 2013

SABES ESTUDAR ESTUDAR SOZINHO?

 

AJUDE O SEU FILHO A ESTUDAR ...
Aqui seguem algumas dicas!

- https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gifMuita organização
Veja o que o seu filho tem de lição de casa e qual a data de entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.

- Sem dar as respostas
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o, mas não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele pense e chegue à própria conclusão.

- Nada de Barulho.

Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.

- Luz e conforto.
O bem-estar é super importante. Verifique a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!

- Tudo Arrumado
Organize e deixe limpo o local definido para seu filho fazer a lição.

- Boa postura
O jeito como o seu filho se senta na hora da lição pode ajudar ou atrapalhar. No chão, no sofá ou na cama ele não ficará bem. Prefira que ele se sente em uma cadeira em frente a uma mesa, com o cotovelo na altura do tampo.

- Antes de começar
Para a lição para afiar o lápis ou pegar um livro em falta, não é bom! Por isso veja se todo o material que ele vai ter de usar está à mão!

- Momento especial
Fala coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o seu orçamento semanal? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.

- Disposição em alta
Na hora da lição seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.

- Combine as regras da lição
Converse com o seu filho e combine com ele uma rotina para a lição de casa. Onde ela será feita, em que horário, quanto tempo vai durar, etc…

- Valorize o esforço do seu filho
Mostre que você se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.

- Incentive-o o rever a lição
Criança costuma ter pressa, quer acabar logo a lição para poder brincar. Ensine o seu filho a, sempre, rever o que fez – sejam contas ou textos.

- Estimule, mas não ensine
Muita coisa mudou desde que você saiu da escola. Por isso não tente ensinar a matéria do seu jeito. Isso pode confundir o seu filho. Ensinar é tarefa do professor.

- Acompanhe a correção da lição
Veja se a lição foi corrigida. A falta de correção desmotiva o aluno. Ele entende que o esforço não valeu a pena. Se isso acontecer sempre, converse com o professor.

SERÁ QUE CONSEGUES ESTUDAR SOZINHO?



Análise do Manual
Sobre a CAPA
1-     Qual é o título do manual? ______________________________________________________________________                             
2-  Quem são os autores? ____________________________________________________
3-  Qual é a editora? _____________________________________________________________________
4-    Que outras informações transmite a capa? ____________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

 
5-    Dos adjetivos que se seguem, sublinha os que melhor descrevem a capa que vês:
bonita/ feia    . alegre/ triste     . clara/ confusa      . moderna/ antiquada

 
Sobre a CONTRACAPA
Que informações apresenta? _________________________________________________

________________________________________________________________________

 
Sobre a LOMBADA
Que Informações contém? ___________________________________________________

________________________________________________________________________

 
Sobre o CONTEÚDO

 
A- Aspetos Organizativos
1-      Ao consultares a ficha técnica, o que ficas a saber sobre o número de edições e a data de publicação do teu manual? _________________________________________________

________________________________________________________________________


1-     Qual o número de páginas? ________________________________________________
2-    O manual está dividido em unidades? Em caso afirmativo, diz quantas são. _____________________________________________________________________
3-    Onde se encontra o índice? ________________________________________________

________________________________________________________________________
4-    Qual é a sua utilidade? ___________________________________________________

________________________________________________________________________

B- Ilustrações
1-      Consideras o teu livro muito ou pouco ilustrado? ________________________________

________________________________________________________________________
2-      Gostas dessas ilustrações? Dá a tua opinião. ___________________________________


PLANIFICAÇÃO DO TEU ESTUDO

Se te mantiveres atento nas aulas, seguires estes conselhos e não deixares tudo para a véspera do teste, aposto que terás muito mais tempo para te divertires .com os teus amigos!





Como planificar e organizar a minha sessão de estudo?

Antes de começares a estudar, necessitas de fazer uma planificação e decidir as tuas prioridades. Seguidamente, tens de definir os teus objetivos e o trabalho que vais levar a cabo. Assim sendo, tens de considerar vários aspetos…

O que tenho de fazer hoje?

1. Trabalhos de casa (os que tiveres)

2. Matéria que tens de estudar/rever (de que disciplinas?)

3. Apontar dúvidas que queiras colocar ao teu professor

4. Outros

Como vou distribuir as minhas tarefas?

1. Começa por fazer os trabalhos de casa das disciplinas que tens no (s) dia (s) seguinte (s) à tua sessão de estudo.

2. Começa por estudar as disciplinas onde tens mais dificuldades (porque estarás menos cansado e mais motivado para lidar com as dificuldades).

3. Faz pequenos intervalos para poderes descansar (10 minutos no máximo) ao fim de cada 60 minutos.

Que tipo de material vou precisar?

1. Faz uma lista do material que vais precisar para a tua sessão de estudo (máquina de calcular, dicionário, livros…). Assim, não terás tendência para te dispersares e quebrares a tua concentração/ritmo de raciocínio.
O meu horário pessoal




1 – Organizo assim o meu horário pessoal, registando todas as atividades que preenchem a minha vida…


                  
       





Horas
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira
Sábado
Domingo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 
HÁBITOS DE ESTUDO

 


   Este questionário vai ajudar-te a saber se tens ou não hábitos de


   estudo. Para isso,  lê atentamente  cada pergunta  e responde  utilizando apenas:  


      SIM, NÃO, NÃO SEI. Tenta dar o menos possível respostas NÃO SEI.

 

  1. Estudas sempre no mesmo local? ______
  2. Deixas para o último dia, a preparação dos testes e provas globais? ______
  3. Tens um horário fixo para estudar?
  4. Durante as aulas tentas tomar notas e apontamentos sobre as ideias mais relevantes? ______
  5. A cadeira que utilizas para estudar tem costas e um assento duro? ______
  6. Estudas numa mesa grande, proporcional à altura da cadeira e à tua altura? _______
  7. Estudas num local bem ventilado e isolado de barulhos? ______
  8. Fazes por ler em casa pelo livro o tema que o professor vai explicar no dia seguinte? ______
  9. Dedicas mais de duas horas diárias ao estudo? ______
  10. Estás atento quando o professor explica a matéria? ______
  11. Estudas deitado em cima da cama ou recostado num sofá? ______
  12. No local onde estudas a iluminação é adequada para que não esforces excessivamente a tua vista? ______
  13. Utilizas o dicionário para verificar aquelas palavras que não sabes escrever muito bem, ou não sabes o seu significado? ______
  14. Organizas o teu tempo de estudo de acordo com a dificuldade das disciplinas? ______
  15. Perguntas ao teu professor sempre que não entendes alguma matéria que ele explicou?
  16. Quando estudas, consegues apoiar bem os teus pés no chão? ______
  17. Antes de começar a estudar, preparas e juntas todo o material que vai ser necessário na sessão de estudo? ______
  18. Normalmente ouves música enquanto estudas? ______
  19. Quando estudas, sublinhas as ideias principais? ______
  20. Deixas para a última hora o estudo da maior parte das disciplinas? ______
  21. Tens o hábito de pedir fotocópias dos apontamentos dos teus colegas? ______
  22. A tua mesa de estudo parece a feira da ladra (onde se pode encontrar de tudo)? _____
  23. Depois de uma hora de estudo paras durante uns minutos para relaxar e descansar um pouco? ______
  24. Se pudesses escolherias as últimas carteiras da sala de aula para que o professor não te controlasse? ______
  25. Tens os teus apontamentos organizados por disciplina? ______
  26. Dás uma vista de olhos aos testes escritos antes de entregares ao professor? ______
  27. É habitual passarem mais de 15 minutos antes de começares mesmo a estudar? ______
  28. Em cada sessão de estudo, terminas as tarefas e o trabalho que querias fazer? ______
  29. Fazes esquemas e resumos das matérias que estudas? ______
  30. Tens cuidado com a ortografia e com a boa apresentação dos teus testes e trabalhos que entregas aos teus professores? ______
  31. Quando estudas um tema, consultas outros livros além do manual escolar? ______
  32.  Pensas que já tens adquirido o hábito de estudar? ______


FICHA DE LEITURA
 
Data do início da leitura ____/____/_____
  Data do fim da leitura _____/____/ _____
 
&  Nome do autor(es)_____________________________________________
& Título da obra_________________________________________________
Ilustrador____________________________________________________
&Editora______________________________________________________
   
&  O livro que li é:
- um romance    ____        - de aventura       _____          - poesia     ____
- uma peça de teatro     - de banda desenhada  __     - policial    _____
- humorístico               - de ficção cientifica  __          - um conto  __
- uma biografia  _____           - outro género   _____
 
& Localizo a ação:
·         no espaço ___________________________________________________
·         no tempo ___________________________________________________
& A personagem principal é __________________________________________
& As personagens que entram na história________________________________
________________________________________________________________
& A personagem de que mais gostei foi__________________________________
porque___________________________________________________________
________________________________________________________________
                                               
  O fim da história foi do meu agrado       ___sim    ___não porque__________________________________________________________________                                            ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
& Faço o resumo da parte da história que gostei mais.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
& Aconselhas este livro a um amigo?
Sim_____    Não _____
 
 
 
 
Autoavaliação da minha leitura

 Podes utilizar a seguinte avaliação:
NS; SPouco; Satisfaz;
Satifaz bastante; Satisfaz plenamente

Data:

____/____/__

      

Data:

____/____/____

        

Data:

____/____/____

        

Data:

____/____/___

        

Data:

____/____/___

        

1.Tenho uma boa articulação

 

 

 

 

 

2.O meu tom de voz é audível

 

 

 

 

 

3.Respeito a pontuação

 

 

 

 

 

4. Leio com expressividade

 

 

 

 

 

5.Tenho um ritmo de leitura adequado

 

 

 

 

 

6.Não troco palavras/ sílabas

 

 

 

 

 

7.Não omito palavras

 

 

 

 

 

8.Não acrescento palavras

 

 

 

 

 

Obs.

 

 

 

 

 
 
 



 


 



 



 

 

                                     

 

Sem comentários:

Enviar um comentário