AJUDE O SEU FILHO A ESTUDAR ...
Aqui seguem algumas dicas!
- Muita
organização
Veja o que o seu filho tem de lição de casa e qual a data de entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.
Veja o que o seu filho tem de lição de casa e qual a data de entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.
- Sem dar as respostas
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o, mas não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele pense e chegue à própria conclusão.
- Nada de Barulho.
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o, mas não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele pense e chegue à própria conclusão.
- Nada de Barulho.
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.
- Luz e conforto.
O bem-estar é super importante. Verifique a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!
O bem-estar é super importante. Verifique a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!
- Tudo Arrumado
Organize e deixe limpo o local definido para seu filho fazer a lição.
Organize e deixe limpo o local definido para seu filho fazer a lição.
- Boa postura
O jeito como o seu filho se senta na hora da lição pode ajudar ou atrapalhar. No chão, no sofá ou na cama ele não ficará bem. Prefira que ele se sente em uma cadeira em frente a uma mesa, com o cotovelo na altura do tampo.
O jeito como o seu filho se senta na hora da lição pode ajudar ou atrapalhar. No chão, no sofá ou na cama ele não ficará bem. Prefira que ele se sente em uma cadeira em frente a uma mesa, com o cotovelo na altura do tampo.
- Antes de começar
Para a lição para afiar o lápis ou pegar um livro em falta, não é bom! Por isso veja se todo o material que ele vai ter de usar está à mão!
Para a lição para afiar o lápis ou pegar um livro em falta, não é bom! Por isso veja se todo o material que ele vai ter de usar está à mão!
- Momento especial
Fala coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o seu orçamento semanal? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.
Fala coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o seu orçamento semanal? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.
- Disposição em alta
Na hora da lição seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.
Na hora da lição seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.
- Combine as regras da lição
Converse com o seu filho e combine com ele uma rotina para a lição de casa. Onde ela será feita, em que horário, quanto tempo vai durar, etc…
Converse com o seu filho e combine com ele uma rotina para a lição de casa. Onde ela será feita, em que horário, quanto tempo vai durar, etc…
- Valorize o esforço do seu filho
Mostre que você se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.
Mostre que você se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.
- Incentive-o o rever a lição
Criança costuma ter pressa, quer acabar logo a lição para poder brincar. Ensine o seu filho a, sempre, rever o que fez – sejam contas ou textos.
Criança costuma ter pressa, quer acabar logo a lição para poder brincar. Ensine o seu filho a, sempre, rever o que fez – sejam contas ou textos.
- Estimule, mas não ensine
Muita coisa mudou desde que você saiu da escola. Por isso não tente ensinar a matéria do seu jeito. Isso pode confundir o seu filho. Ensinar é tarefa do professor.
Muita coisa mudou desde que você saiu da escola. Por isso não tente ensinar a matéria do seu jeito. Isso pode confundir o seu filho. Ensinar é tarefa do professor.
- Acompanhe a correção da lição
Veja se a lição foi corrigida. A falta de correção desmotiva o aluno. Ele entende que o esforço não valeu a pena. Se isso acontecer sempre, converse com o professor.
Veja se a lição foi corrigida. A falta de correção desmotiva o aluno. Ele entende que o esforço não valeu a pena. Se isso acontecer sempre, converse com o professor.
SERÁ QUE CONSEGUES ESTUDAR SOZINHO?
Análise do Manual
Sobre a
CAPA
1-
Qual é o título do manual? ______________________________________________________________________ 2- Quem são os autores? ____________________________________________________
3- Qual é a editora? _____________________________________________________________________
4- Que outras informações transmite a capa? ____________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
bonita/ feia . alegre/ triste . clara/ confusa . moderna/ antiquada
Que informações apresenta? _________________________________________________
________________________________________________________________________
Que Informações contém? ___________________________________________________
________________________________________________________________________
A-
Aspetos Organizativos
1-
Ao consultares a ficha técnica, o que ficas a
saber sobre o número de edições e a data de publicação do teu manual?
_________________________________________________
________________________________________________________________________
1- Qual o número de páginas? ________________________________________________
2- O manual está dividido em unidades? Em caso afirmativo, diz quantas são. _____________________________________________________________________
3- Onde se encontra o índice? ________________________________________________
________________________________________________________________________
4-
Qual é a sua utilidade? ___________________________________________________
________________________________________________________________________
B- Ilustrações
1- Consideras o teu livro muito ou pouco ilustrado? ________________________________
________________________________________________________________________
2- Gostas
dessas ilustrações? Dá a tua opinião.
___________________________________PLANIFICAÇÃO DO TEU ESTUDO
Se te mantiveres atento nas aulas, seguires estes
conselhos e não deixares tudo para a véspera do teste, aposto que terás muito
mais tempo para te divertires .com os teus amigos!
Como planificar e
organizar a minha sessão de estudo?
|
Antes de começares a estudar, necessitas de
fazer uma planificação e decidir as tuas prioridades. Seguidamente, tens de
definir os teus objetivos e o trabalho que vais levar a cabo. Assim sendo,
tens de considerar vários aspetos…
|
O que tenho de
fazer hoje?
|
1. Trabalhos de casa (os que tiveres)
2. Matéria que tens de estudar/rever (de que
disciplinas?)
3. Apontar dúvidas que queiras colocar ao teu
professor
4. Outros
|
Como vou
distribuir as minhas tarefas?
|
1. Começa por fazer os trabalhos de casa das
disciplinas que tens no (s) dia (s) seguinte (s) à tua sessão de estudo.
2. Começa por estudar as disciplinas onde tens
mais dificuldades (porque estarás menos cansado e mais motivado para lidar
com as dificuldades).
3. Faz pequenos intervalos para poderes
descansar (10 minutos no máximo) ao fim de cada 60 minutos.
|
Que tipo de
material vou precisar?
|
1. Faz uma lista do material que vais precisar
para a tua sessão de estudo (máquina de calcular, dicionário, livros…).
Assim, não terás tendência para te dispersares e quebrares a tua
concentração/ritmo de raciocínio.
|
1
– Organizo assim o meu horário pessoal, registando todas as atividades que
preenchem a minha vida…
Horas
|
2ª Feira
|
3ª Feira
|
4ª Feira
|
5ª Feira
|
6ª Feira
|
Sábado
|
Domingo
|
Este questionário vai
ajudar-te a saber se tens ou não hábitos de
estudo. Para isso, lê atentamente cada pergunta
e responde utilizando apenas:
SIM, NÃO, NÃO SEI. Tenta dar o menos possível respostas NÃO SEI.
- Estudas sempre no mesmo
local? ______
- Deixas para o último dia, a
preparação dos testes e provas globais? ______
- Tens um horário fixo para
estudar?
- Durante as aulas tentas
tomar notas e apontamentos sobre as ideias mais relevantes? ______
- A cadeira que utilizas para
estudar tem costas e um assento duro? ______
- Estudas numa mesa grande,
proporcional à altura da cadeira e à tua altura? _______
- Estudas num local bem
ventilado e isolado de barulhos? ______
- Fazes por ler em casa pelo
livro o tema que o professor vai explicar no dia seguinte? ______
- Dedicas mais de duas horas
diárias ao estudo? ______
- Estás atento quando o
professor explica a matéria? ______
- Estudas deitado em cima da
cama ou recostado num sofá? ______
- No local onde estudas a
iluminação é adequada para que não esforces excessivamente a tua vista?
______
- Utilizas o dicionário para
verificar aquelas palavras que não sabes escrever muito bem, ou não sabes
o seu significado? ______
- Organizas o teu tempo de
estudo de acordo com a dificuldade das disciplinas? ______
- Perguntas ao teu professor
sempre que não entendes alguma matéria que ele explicou?
- Quando estudas, consegues
apoiar bem os teus pés no chão? ______
- Antes de começar a estudar,
preparas e juntas todo o material que vai ser necessário na sessão de
estudo? ______
- Normalmente ouves música
enquanto estudas? ______
- Quando estudas, sublinhas as
ideias principais? ______
- Deixas para a última hora o
estudo da maior parte das disciplinas? ______
- Tens o hábito de pedir
fotocópias dos apontamentos dos teus colegas? ______
- A tua mesa de estudo parece
a feira da ladra (onde se pode encontrar de tudo)? _____
- Depois de uma hora de estudo
paras durante uns minutos para relaxar e descansar um pouco? ______
- Se pudesses escolherias as
últimas carteiras da sala de aula para que o professor não te controlasse?
______
- Tens os teus apontamentos
organizados por disciplina? ______
- Dás uma vista de olhos aos
testes escritos antes de entregares ao professor? ______
- É habitual passarem mais de
15 minutos antes de começares mesmo a estudar? ______
- Em cada sessão de estudo,
terminas as tarefas e o trabalho que querias fazer? ______
- Fazes esquemas e resumos das
matérias que estudas? ______
- Tens cuidado com a
ortografia e com a boa apresentação dos teus testes e trabalhos que
entregas aos teus professores? ______
- Quando estudas um tema,
consultas outros livros além do manual escolar? ______
- Pensas que já tens adquirido o hábito de
estudar? ______
FICHA DE LEITURA
Data
do início da leitura ____/____/_____
Data do fim da leitura _____/____/ _____
& Nome do
autor(es)_____________________________________________
& Título
da obra_________________________________________________
Ilustrador____________________________________________________
&Editora______________________________________________________
& O livro que li é:
- um romance
____ - de aventura _____ - poesia ____
- uma peça de teatro
_ - de
banda desenhada __ - policial _____
- humorístico
_ - de ficção cientifica __ - um conto __
- uma biografia
_____ - outro género _____
& Localizo a ação:
·
no
espaço ___________________________________________________
·
no
tempo
___________________________________________________
& A personagem principal é __________________________________________
& As personagens que entram na
história________________________________
________________________________________________________________
& A personagem de que mais gostei
foi__________________________________
porque___________________________________________________________
________________________________________________________________
O fim da história foi do meu agrado ___sim
___não porque__________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
& Faço o resumo da parte da história que
gostei mais.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
& Aconselhas este livro a um amigo?
Sim_____
Não _____
|
Data:
____/____/__
|
Data:
____/____/____
|
Data:
____/____/____
|
Data:
____/____/___
|
Data:
____/____/___
|
1.Tenho uma boa
articulação
|
|
|
|
|
|
2.O meu tom de voz é
audível
|
|
|
|
|
|
3.Respeito a pontuação
|
|
|
|
|
|
4. Leio
com expressividade
|
|
|
|
|
|
5.Tenho um ritmo de
leitura adequado
|
|
|
|
|
|
6.Não troco palavras/
sílabas
|
|
|
|
|
|
7.Não omito palavras
|
|
|
|
|
|
8.Não acrescento
palavras
|
|
|
|
|
|
Obs.
|
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário