O PAIS
TRANSFORMA-SE NA 2ª METADE DO SÉCULO XIX
Nesta unidade vais aprender o
seguinte:
Portugal na 1ª metade do século
XIX estava:
§ Destruído
–
devido às invasões francesas e guerra civil;
§ Empobrecido
–
devido aos gastos com a guerra civil e perda dos lucros do Brasil;
§ Atrasado – não
tinham sido introduzidos os inventos técnicos registados noutros países.
Em 1851, um governo chamado Regeneração
tentou desenvolver o país.
- Comunicações:
- Reorganização dos Correios (aparecem os
selos adesivos e os marcos postais);
- Surge o telégrafo e o telefone.
- Transportes:
- Construção de uma rede de estradas macadamizadas,
por onde circulava a mala-posta;
- O Comboio – 1856
– Inauguração
do 1º tropo de caminho de ferro, que levou à construção de
pontes,
túneis, estações…
- Barcos a vapor, sobretudo ingleses.
Tornou-se necessário construir portos e faróis.
A modernização das vias de comunicação e
dos meios de transporte permitiu:
- Maior mobilidade da população;
- Desenvolvimento das atividades económicas
(agricultura, indústria e comércio);
- Facilitou a troca de ideias e informação.
Para o governo planificar e orientar a sua
atuação realizou:
- O Recenseamento, para saber quantas pessoas
tinha o nosso país e as suas condições de vida (as antigas contagens, numeramentos,
apenas permitiam conhecer um número aproximado de habitantes).
Mudanças no Ensino:
- Abriram-se escolas primárias (1º livro:
Cartilha Maternal);
- Formaram-se professores;
- Nas principais cidades foram criados liceus;
- Foram criadas escolas técnicas;
- Criaram-se novos cursos universitários.
Contudo,
nem todos frequentavam a escola, principalmente no campo.
MUDANÇAS NO
CAMPO - 2ª METADE DO SÉCULO XIX
Nesta unidade aprenderás o
seguinte:
Situação da agricultura até
meados do século XIX:
§ Terras na
posse de poucas pessoas e abandonadas;
§ Os
processos de cultivo continuavam a ser os mesmos desde há séculos;
§ Só 20% do
território estava aproveitado para a agricultura;
§ Os
camponeses pagavam muitos impostos.
Na 2ª metade do século XIX a situação
altera-se:
- Transportes mais fáceis;
- Impostos antigos abolidos por lei;
- Novos proprietários de terras:
- Venda das terras das ordens religiosas e
algumas terras da família real;
- Lei que acaba com o privilégio de o filho
mais velho ser o único a herdar as terras.
- Mais terras cultivadas:
- Novas leis permitiram a ocupação e vedação
dos baldios;
- Destruíram-se florestas,
estrumaram-se terrenos arenosos e ocuparam-se zonas montanhosas.
- Mais produtos agrícolas e mais variados:
- Cultivo da barata, arroz, frutos e vinho
para venda;
- A terra deixou de estar em
pousio.
- Novas formas de cultivar a terra:
- Substituição do arado de madeira pela
charrua de ferro;
- Surgem as máquinas agrícolas e
os adubos químicos.
Mais alimentos
Mais higiene Diminuição do número Crescimento da
Mais cuidados médicos
de mortes população
Êxodo rural – Saída de
pessoas do campo para a cidade.
Emigração – Saída de pessoas do nosso
país para se fixarem noutro. Nesta altura, emigraram principalmente para o
Brasil devido à abolição da escravatura nos domínios portugueses, em 1869).
A VIDA
QUOTIDIANA NO CAMPO - SÉCULO XIX
Alimentação:
- A maior quantidade de milho, batata e arroz
levou a uma melhoria da alimentação;
- As pessoas mais pobres comiam muito pão,
sopa, gordura de porco, sardinhas salgadas… A carne e os doces eram
alimentos das famílias mais ricas.
Habitação:
- Diferente de região para região, conforme o
clima, os materiais de construção existentes em cada local e as funções
atribuídas à casa.
Vestuário:
- Não seguia a moda;
- Adaptado aos trabalhos que as pessoas
executavam e ao clima de cada região.
Atividades e distrações:
- O trabalho intenso e cansativo das tarefas
agrícolas era acompanhado por danças e cantares, por exemplo: nas ceifas,
desfolhada, vindima, etc.
- Aos serões rezava-se e cantava-se;
- Divertiam-se nas festas religiosas;
- As crianças faziam os seus brinquedos;
- Os homens encontravam-se nas tabernas;
- As mulheres conversavam na fonte ou quando
lavavam a roupa nas ribeiras.
ANTES DE
COMEÇARES A FAZER ESTA FICHA, LÊ COM ATENÇÃO TODAS AS PERGUNTAS!
SE PRECISARES, CONSULTA O TEU MANUAL OU TORNA A LER A INFORMAÇÃO.
1.
Em que reinado se iniciou
o período da Modernização?
_____________________________________________________________
2.
Diz três medidas que
contribuíram para desenvolver a agricultura.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Assinala com um V
as frases verdadeiras e com um F as
frases falsas.
Com o desenvolvimento da
agricultura:
-
As áreas cultivadas
diminuíram. o
-
Aparecem novas técnicas de
cultivo. o
-
Dá-se o desaparecimento do
uso de novas sementes, adubos e alternância de culturas. o
- Começam a existir menos produções com um maior número de
trabalhadores. o
- Expansão do cultivo do feijão e do grão. o
4.
Antes do aproveitamento
dos recursos naturais, refere quais os utensílios que eram importados para
Portugal.
__________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Quais os minerais mais
procurados?
__________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Qual era a principal fonte
de energia?
_____________________________________________________________
7.
Como se podia utilizar?
__________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Indica três vantagens da
modernização da indústria.
__________________________________________________________________________________________________________________________
9.
Indica duas desvantagens
da modernização da indústria.
_____________________________________________________________
10.
Qual o tipo de produção
existente no meio rural?
_____________________________________________________________
11. Faz um breve resumo sobre o quotidiano (modo de viver) no campo e na cidade do século XIX.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
A VIDA
QUOTIDIANA NA CIDADE - SÉCULO XIX
Na
cidade habitavam grupos sociais muito diferentes. O trabalho e as condições de
vida do povo contrastavam com a dos burgueses e nobres.
Classes populares:
o
Começavam a trabalhar em crianças (ex: ardinas);
o
Encarregavam-se da venda fixa e ambulante,
trabalhavam na indústria, oficinas, construção civil, trabalhos nas casas de
pessoas ricas e nas ruas;
o
Comiam mal e pouco (principalmente pão, caro e de
má qualidade. Comiam também bacalhau, sardinhas e outros peixes. O toucinho e
as sopas de batata, feijão ou de outros legumes eram também habituais). Muitos
passavam fome e tinham de pedir esmola.
o
Viviam nos arredores em zonas degradadas, velhas,
húmidas e superlotadas, sem esgotos, água potável e espaço para viver e
repousar. No Porto, estas zonas chamavam-se “ilhas”, em Lisboa, tinham a
designação de “pátios” ou “vilas”.
o
O vestuário não obedecia à moda. Estava adaptado à
profissão.
o
Tinham poucos tempos livres e divertiam-se
principalmente na rua.
Burgueses:
o
Tinham uma alimentação variada e abundante.
Frequentavam os restaurantes e os cafés;
o
Viviam em residências de luxo: palacetes ou
prédios de vários andares decorados com vitrais, ferro fundido, azulejos, pedra
lavrada e estuques;
o
A moda vinha de França através de revistas;
o
No Verão, iam para as quintas, frequentavam os
“Palace Hotel” das termas e iam aos banhos nas praias mais próximas. Na cidade,
iam passear, conversar e ouvir
música
para os jardins (ex: S. Lázaro no Porto e o Passeio Público em Lisboa). O
Desporto começa a ter adeptos (ginástica, corridas de cavalos, etc.). Começam a
ir ao cinema e continuam a frequentar as touradas, o teatro e a ópera. Os
burgueses recebiam visitas em suas casas, jogavam às cartas, tomavam chá, liam
e ouviam notícias e faziam grandes bailes.
NOVOS VALORES
Na sociedade e na família:
- Publicam-se manuais de “boas maneiras”
- Cabia à mãe de família formar a criança,
transmitindo-lhe os princípios da religião católica, o amor ao trabalho e
ao dever, obediência, honestidade e bondade.
- A mulher devia de ser uma esposa submissa e
uma dona de casa “prendada”;
- O pai assegurava o sustento da casa e dava
bons exemplos.
Na justiça:
- Portugal foi o primeiro país da Europa a
abolir a pena de morte – 1867.
ola prof já estou a fazer o tpc de ferias
ResponderEliminarassinado: 6º5
MUITO BEM.... CONTINUA.
EliminarEu também
ResponderEliminartb já fizz
ResponderEliminarMuito bem...
ResponderEliminarbeijinho da professora, Ana Raquel
Professora já estive a ler o texto.
ResponderEliminarobrigado
QUALQUER DÚVIDA DIZ.
ResponderEliminarÉ ASSIM MESMO...
ResponderEliminar