quinta-feira, 14 de novembro de 2013

As origens de Portugal - vídeo e ficha informativa - hgp 5ºano

http://www.youtube.com/v/iiVO0Q2gtnw?version=3&list=PL93CC5121944B3C73& showinfo=1&autoplay=1&autohide=1&attribution_tag=hr9Y868i8KWfi7sGWBteGA&feature=share



A Formação do Reino de Portugal

Período da reconquista cristã


  • Os reis cristãos tinham dificuldade em vencer os muçulmanos e pediam auxílio aos outros reinos cristãos da Europa. D. Afonso VI (rei de Leão e Castela) fez com que chegassem muitos cruzados  (cavaleiros cristãos) para lutar contra os mouros.

 

  • D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha (dois nobres cruzados franceses) destacaram-se nas lutas e casaram com as filhas de D. Afonso VI. D. Raimundo casou com D. Urraca e foi-lhe dado o Condado  da Galiza.  D. Henrique casou com D. Teresa e foi-lhe dado o Condado Portucalense.

 

  • D. Henrique estava dependente de D. Afonso VI (rei de Leão) e tinha de lhe prestar obediência, lealdade e auxílio militar.

 

  • Em 1112 D. Henrique morreu e D. Teresa ficou a governar o Condado Portucalense, porque seu filho, Afonso Henriques, ainda não tinha 4 anos.
  •  

  • Em 1125 Afonso Henriques (com 14 anos) armou-se a si próprio cavaleiro e revoltou-se contra sua mãe (que tinha uma ligação amorosa com o conde galego Fernão Peres de Trava).

 

ü  Em 1128, D. Afonso Henriques instalou-se com a sua corte no castelo de Guimarães.

ü  Em 24 de Julho de 1128 travou-se a Batalha de S. Mamede (perto de Guimarães), entre os partidários de D. Afonso Henriques e D. Teresa. D. Afonso Henriques venceu e com 17 anos passou a governar o Condado   Portucalense e decidiu:

-    aumentar os territórios para sul, conquistando-os  aos mouros;

-    conseguir a independência do seu Condado, travando várias guerras.

 
  • Em 5 de Outubro de 1143 fez-se um acordo de paz – O Tratado de Zamora – em que D. Afonso VII (primo de D. Afonso Henriques) concede a independência do Condado Portucalense. Este passa a chamar-se REINO DE PORTUGAL e o 1º Rei é D. Afonso Henriques.


  • REI –era a autoridade máxima do Reino. Governava, fazia as leis, aplicava a justiça, administrava o Reino, chefiava os exércitos. Decidia a paz e a guerra. A monarquia portuguesa era hereditária – sucedia no Reino o filho mais velho (príncipe herdeiro).

 

A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO


 

-         A Reconquista portuguesa é lenta, com ocupações e percas.

-         Depois do acordo de paz com o rei de Leão, em 1143, D. Afonso Henriques instalou-se com a sua corte em Coimbra. Em 1145, D. Afonso Henriques conquistou Leiria. A partir daqui os cavaleiros vão tentar conquistar Santarém e Lisboa (poderosas cidades mouras que formavam a linha do Tejo).

-         Os rios eram as fronteiras naturais dos territórios (para Mouros e Cristãos), devido à travessia dos rios ser difícil e perigosa.

-         Construíam-se castelos em pontos estratégicos, nas zonas onde os ataques eram frequentes.

-          Em 1147 D. Afonso Henriques conquistou Santarém (tomando a cidade de assalto) e Lisboa. Na conquista de Lisboa foram auxiliados por uma poderosa armada de cruzados, vindos do Norte da Europa. A cidade foi cercada por D. Afonso Henriques e o seu exército, por terra e por rio. Ao fim de 4 meses os mouros foram vencidos pela fome e entregaram Lisboa aos Cristãos.

-         De 1147 a 1148 os portugueses conquistaram mais terras para Sul, ocupando grande parte do Alentejo. Pouco depois, os mouros receberam reforços militares do Norte de África e recuperaram as terras.

-        Em 1185 morreu D. Afonso Henriques.

-         A Reconquista Cristã implicou a participação de quase toda a população portuguesa (o rei, ao senhores nobres, os monges guerreiros e o povo) 

 

RECONHECIMENTO DO REINO
 

-         Papa- chefe supremo da Igreja Católica, tinha muitos poderes e todos os reis e imperadores cristãos lhe deviam obediência. Quando se formava um reino cristão era o Papa que reconhecia a sua independência e confirmava o título de rei.
 

 

-         D. Afonso Henriques, provando que era um bom rei cristão, construiu e restaurou sés e igrejas e deu propriedades e regalias aos mosteiros. Só em 1179 o Papa Alexandre III reconheceu D. Afonso Henriques como Rei de Portugal.

 

 
PORTUGAL NO SÉCULO XIII: O REINO DE PORTUGAL E DO ALGARVE


-         D. Sancho I, D. Afonso II e D. Afonso III continuaram a conquistar terras aos mouros. Só em 1249 é que o Algarve é definitivamente conquistado aos mouros, por isso D. Afonso III passa a ser intitulado REI DE PORTUGAL E DO ALGARVE.

-      Algumas terras continuaram a ser disputadas por estes dois reinos peninsulares. Só no reinado de D. Dinis, em 1297, no Tratado de Alcanizes, ficaram definidos os limites territoriais de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário