Napoleão Bonaparte - Biografia
Retrato de Napoleão Bonaparte
Quem foi
Este grande personagem da história nasceu na Córsega, no ano 1769. Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade, seu pai enviou-o para a França para estudar numa escola militar.
A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itáliae Áustria.
A sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. No ano de 1798 ele seguiu numa embarcação para o Egipto, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias.
Ele foi muito bem visto por seus soldados e por grande parte do povo francês. O seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul.
No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis.
Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha.
No ano de 1812, o general francês atacou a Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade.
Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França.
Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821.
Frases de Napoleão Bonaparte:
- "Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
- "O amor pela pátria é a primeira qualidade do homem civilizado"
- "Do sublime ao ridículo é apenas um passo."
- "Minha grandeza não consiste em não nunca ter caído, mas em levantar-se para sempre."
- " O único inimigo que temo é a natureza."
- " O momento mais perigoso chega com a vitória."
Sem comentários:
Enviar um comentário