quarta-feira, 6 de novembro de 2013

FICHA - BIOGRAFIA DE D. AFONSO HENRIQUES HGP 5ºANO


1. COMPLETA COM AS PALAVRAS DADAS  A BIOGRAFIA DO REI D. AFONSO HENRIQUES
 
 
 
Olá! Chamo-me D. _____________________________, sou filho do conde D.  ______________e de D. _____________________.

Na História fiquei conhecido pelo cognome de “ O __________________”porque ______________________________

________________________________________________. Travei uma luta contra a minha mãe, no ano de 1128, que ficou conhecida pela Batalha de S.___________. Também foi no meu reinado que consegui obter a independência do Condado ____________________, com o Tratado de _______, em ______, assinado por mim e pelo rei D. ________________, meu primo. Casei com D. _________________, e o meu sucessor foi o meu filho, o rei D. _______________. Foi comigo que se iniciou a primeira dinastia, a ______________ ou de ____________________________. Morri no ano de _____.


Afonso Henriques

D. Henrique

D. Teresa

“O conquistador”

Conquistei muitas terras aos mouros

S. Mamede

Portucalense

Zamora

1143

D. Afonso VII

D. Mafalda

Afonsina ou de Borgonha

1183
 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário