- A partir do ano 400, os "bárbaros" começaram a chegar à Lusitânia, ou seja, à zona a sudoeste da Península Ibérica, que hoje corresponde ao centro e sul de Portugal, bem como uma parte de Espanha.
- Os Suevos, foram o primeiro povo a chegar e formaram um reino que abrangia a Galiza, e que tinha capital em Braga. Pouco depois chegaram os Alanos e os Vândalos, bastante mais violentos que os seus predecessores.
- Entre estes, apenas os Suevos apresentavam uma organização política. Foram também os primeiros a estabelecer a paz com os habitantes das terras que invadiram.
- Diz-se que foi durante o Reino Suevo que nasceu a cultura galaico-portuguesa.
- Os Visigodos chegaram um pouco mais tarde que os povos anteriores, mas no ano 585 do séc. VI já dominavam toda a Península Ibérica, aprendendo a sua língua e alguns dos seus costumes.
- Para além de terem "empurrado" os Alanos e os Vândalos para o Norte de África, "absorveram" os Suevos, criando então um território politicamente unificado de nome Reino Visigótico.
- Sabias que estes povos bárbaros não eram católicos?
No entanto, foi a única estrutura social romana que se manteve depois das invasões. É que os novos habitantes da Península Ibérica rapidamente se converteram à nova religião.
- O Reino Visigótico cresceu e prosperou durante quase 200 anos e foi enfraquecida pela invasão muçulmana que se deu a partir de 711.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário